Quem sou eu

Minha foto
Ainá, Jessika, Manoele e Rubia Alunas de Pedagogia_UFPA_2008

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fotos relacionada com a Gestão Escolar

Links sobre Gestão Escolar

A Gestão Democrática e LDB

Revista Nova Escola- Gestão Escolar

Site do Gestor Escolar

Princípios da Gestão Escolar: o que é e para que serve?






Conceito de Gestão Escolar
No contexto da educação brasileira, tem sido dedicada muita atenção a gestão na educação que, enquanto um conceito novo, e não mais limitado de administração, cria condições básicas e fundamentais para a melhoria da qualidade de ensino, por meio de organização, ações conjuntas da escola, sociedade e governo, mobilização e articulação de todas as condições materiais e humanas, para garantir a efetiva aprendizagem de todos os sujeitos envolvidos.

O que você entende por Gestão Escolar? dê sua contribuição.

Organização Escolar

Gestão Pedagógica

Estabelece objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Refere-se, de forma mais sucinta, ao planejamento educacional para a instituição.

Gestão Administrativa

Cuida da parte física (o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria).

Gestão de Recursos Humanos

Constitui a parte da Gestão responsável pela valorização da heterogeneidade no ambiente escolar. Garante a democracia na escola, integrando a comunidade escolar.

Com base nos conceitos, o que seria fundamental para formar uma boa equipe?

A GESTÃO ESCOLAR NA ATUALIDADE



O bom diretor hoje domina as questões administrativas, sabe ser um lider, conhece as políticas públicas, estimula a participação dos pais e da comunidade, ajuda a formar professores e funcionários...Tudo com um maior: garantir que os alunos aprendam.


A relação Escola e Comunidade: As famílias e a comunidade demandam da escola soluções para problemas sociais. Caba ao gestor crias as condições para que a realidade seja trabalhada da forma critica em sala de aula.


Pedagogia - Administração Escolar - O que é? - João Mendes